quarta-feira, 6 de abril de 2011

[RESENHA] The Gentlemen's Alliance † (Cross)


 The Gentlemen's Alliance † é uma série shoujo de autoria de Arina Tanemura, o mangá foi publicado na antologia mensal Ribon da Shueisha entre setembro de 2004 e junho de 2008 acumulando no total 47 capítulos e 11 volumes encadernados (tankoubons). É a primeira série sem elementos de fantasia (...) de Arina Tanemura e apesar de ser uma das suas séries mais conhecidas e amadas pelos seus fãs não ganhou uma adaptação em animê.

  Haine é uma garota de 15 anos, ela tem um passado muito triste, seu pai biológico decepcionado por ter tido uma filha ao invés do sonhado filho a vendeu para a família Otomiya em troca de um empréstimo de cinquenta milhões de ienes (cerca de 1 milhão de reais). Uma das poucas coisas que a fizeram superar esse fato é um livro, o único presente que ela ganhou de seu pai biológico, esse livro foi escrito pelo menino-prodígio Shizumasa Touguu. Esse livro e um encontro durante sua adolescência conturbada (ela era uma delinquente) foram o fator decisivo para Haine se apaixonar pelo Shizumasa. A família adotiva de Haine é muito boa com ela, nunca a tratou de forma diferente do seu irmão caçula, mas mesmo assim ela insiste em trabalhar para ajudar nas despesas domésticas, já que quando ela foi adotada a sua família biológica recuperou sua fortuna e sua família adotiva começou a ter dificuldades financeiras.
  Haine estuda e trabalha na limpeza (tudo para colocar um uniforme de Maid) da Academia Imperial, um colégio elitista em que os alunos são divididos em dois grupos: Os Bronzes, estes são os "apenas ricos", e os Pratas que são a nobreza da escola. Para se tornar prata um aluno tem que acumular pontos ou fazer uma doação generosa à escola. Os alunos pratas têm um uniforme diferente e frequentam aulas separadas dos bronzes, aos bronzes também é vetado o acesso a determinadas áreas da escola, como os jardins suspensos e a cafeteria e a alguns eventos mais importantes. Há também um único aluno Ouro, o presidente do Conselho Estudantil (Shizumasa), nenhum aluno bronze pode olhar diretamente para ele, por isso o sonho de Haine é acumular pontos para se tornar uma prata e poder estudar na mesma classe que o Shizumasa.
  Durante o primeiro capítulo Haine salva Shizumasa e com isso consegue se tornar membro do Conselho Estudantil com a função de guarda-costas do Presidente, os membros do Conselho Estudantil são: Maora-chan que é responsável pelo planejamento e a contabilidade do conselho, a pessoa mais excêntrica da série; Maguri Tsujimiya, o vice-presidente e Ushio Amamiya, a secretária do conselho.


  De um modo geral eu posso dizer que é um mangá divertido, eu não gostei muito do primeiro volume, achei mediano, mas o desenvolvimento da história é muito bom, a protagonista é a heroína tolinha de sentimentos puros chatinha de sempre (bem clichê), mas os coadjuvantes são muito bacanas e eles acabam ganhando muito espaço também. Não dá pra destacar um personagem em especial, mas todos no Conselho Estudantil são muito excêntricos e legais. A arte é muito linda, os personagens são bonitos, há retículas em excesso e se fosse pra criticar qualquer coisa seria o fato dos personagens serem parecidos demais, só dá pra diferenciar o carteiro e o guarda pelo corte de cabelo que é levemente diferente.

  A edição está bonita, eu não consegui ver nenhum erro gritante, tem umas reconstruções muito trabalhosas, dá pra entender o motivo do mangás ser bimestral mesmo estando concluído desde 2008. A adaptação ficou bem legal, não deu pra aproveitar muitas das piadinhas originais, mas pelo menos colocaram notas explicativas (melhor que colocar referências a Cavaleiros do Zodíaco, né?). O mangá está com todos os honoríficos e tem um glossário explicativo no final, o glossário é bacana, mas tem coisas desnecessárias ali, não é necessário explicar quem é Cinderela, o que é Karaokê ou Monte Fuji, isso aí é cultura geral. Outra coisa bacana é que no verso das capas há as ilustrações coloridas e o comentário que ficariam na orelha do volume original japonês e foram reutilizados. Uma coisa que eu devo explicar aqui é que tem muita gente reclamando de terem escrito "The Gentlemen's Alliance †" como título e terem colocado a cruz ao invés de escrever Cross, mas se vocês pegarem a capa original japonesa, a alemã, a chinesa vai ver que foi assim que elas foram publicadas, não há erro nenhum aí. Também n/ão há erro em escrever "A Aliança de Cavalheiros" como subtítulo, já que no original o subtítulo era "The Gentlemen's Alliance" (basta compararem, as capas), tudo que a Panini fez foi optar por traduzir o subtítulo para tornar mais acessível e não soar repetitivo.





















Título: 紳士同盟 † (Shinshi Doumei †), The Gentlemen's Alliance † ( lê-se Cross)
Autora: Arina Tanemura
Formato: 13,7 x 20, 180 páginas em média
Duração: 11 volumes
Preço: R$9,90
Demográfico: Shoujo
Gênero: Romance Escolar, Drama


Update: A Allena-sama puxou a minha orelha pro não ter reparado, mas a Panini cometeu uns errinhos bobos nas notas. Nas notas eles colocaram as referências das páginas erradas, onde era nota referente à página 15 no glossário na verdade era referente à página 17 e daí por diante.

2 comentários:

Unknown disse...

Comunidade oficial no orkut:

www.orkut.com.br/Main#CommunityJoin?cmm=113445333

Anônimo disse...

Que manga mais fofo... quem me dera ser do brasil para comprar...

Alguem me consegue arranjar digitalizado? *-*

Beijos