terça-feira, 7 de setembro de 2010

[RESENHA] Rockin' Heaven

  Rockin' Heaven é um shoujo mangá de autoria de Mayu Sakai (Momo, Nagatchou Strawberry e outros), a história foi publicada a partir de dezembro de 2005 e foi concluida em julho de 2008 na revista Ribon (alguns exemplos de mangás publicados na Ribon são: Aishiteruze Baby, Fullmoon wo sagashitte, Ultramaniac e Gokinjo Monogatari) com oito volumes. Não foi produzido um animê, mas temos uma Vomic, que é uma espécie de video com os quadros do mangá narrado por dubladores.
  Como foi dito anteriormente, Rockin' Heaven foi publicado na Ribon, e o público-alvo da Ribon são garotas de 9 até 13 anos de idade, não dá para ler o mangá esperando que vai ser Nana com traço kawai, pois não será, é uma história interessante, divertida, bonita, e que toca em temas que podem ser espinhosos (bullying) com alguma leveza e encarando tudo de um ponto de vista positivo.

  Sawa Konishi é uma garota comum e que está indo para o colegial, ela escolhe o Colégio Amabane apenas por causa do uniforme bonito (lindo, os uniformes dos colégios são sempre tão lindos quanto nos mangás?), sem saber que até o ano anterior o Colégio Amabane havia sido um colégio só para garotos. A quantidade de garotas na escola é mínima em comparação à quantidade de garotos, mas a turma de Sawa tem ainda mais garotos que as outras, só duas garotas e cerca de trinta garotos, a explicação é que aquela é uma turma de exatas.
  Quem explica tudo isso para Sawa é a única outra menina da sala, Akira Nagashima, ao contrário de Sawa ela sabe tudo sobre o Colégio Amabane, ela entrou nessa escola de propósito, o objetivo dela é ser uma mangaká e ela está fazendo uma espécie de "pesquisa de campo" nesse colégio, ela já investigou sobre a turma inteira e fica soltando informações sobre como o colégio funciona, sobre como são os garotos da turma, etc., um recurso bastante interessante para evitar um narrador.
  Do nada um dos garotos, Ran Matsuyuki rouba um beijo dela e depois de algum tempo a ameaça, se você se intrometer será devorada. Os garotos da turma são muito unidos, e Ran Matsuyuki é o filho do diretor e um caso clássico daquelas pessoas que acham que podem fazer tudo que têm vontade. Quando eles humilham um professor em sala de aula Sawa acha a gota d'água e vai reclamar com eles, como vingança eles roubam o sapato dela (lembrem-se que no Japão não se entra nos lugares com o sapato que se usa na rua). Os rapazes fingem que vão derrubar o sapato na piscina e dizem que só vão devolver os sapatos se ela os deixar em paz para fazerem o que quiserem, ela responde que jamais faria uma coisa dessas e que esse sapato é importante para ela pois os seus pais lhe deram como recompensa por ter entrado naquele colégio, Ran arranca os sapatos das mãos de Ogawa e os atira na piscina. Sawa nem pensa e tira o uniforme (ela usa uma espécie de anágua por baixo dele) e vai entrar na piscina, Ran não quer que ela entre na piscina, mas ela não o escuta e eles começam a brigar, nisso ela escorrega e ele a segura com isso ambos caem dentro da água. Depois das discussões costumeiras Sawa faz uma promessa para Ran, ela ainda vai se divertir muito com a turma durante o colegial, ele a deseja uma boa sorte, já que Sawa vai precisar.

  Em uma primeira perspectiva a protagonista pode parecer meio masoquista, mas não, ela toma atitudes não muito esperadas e ao invés de simplesmente brigar com todo mundo ela vai conquistando os garotos pouco a pouco mostrando o seu esforço, ao invés de simplesmente mudar de turma ela consegue melhorar as pessoas que estão ao seu redor para melhor. É uma história de esforço e de superação, acho que por isso gostei tanto da história.
  O estilo da arte da Mayu Sakai lembra muito o traço de Arina Tanemura que é sua colega de Ribon, eu pessoalmente achei o estilo da Mayu Sakai muito mais competente, os personagens são muito diferentes entre si, mesmo que você não consiga decorar o nome de todos os garotos no primeiro volume, eles são diferentes e não terá como você confundí-los.
  Os enquadramentos são muito ágeis, os ângulos que a autora escolhe usar nos quadros as vezes são incomuns, mas é tudo muito competente e parece natural. A autora também usa muitas expressões diferentes nos seus personagens, principalmente na Sawa, já que como protagonista ela é a personagem que mais demonstra suas emoções.
  No fim do mangá vem um one-shot chamado Endless March que é uma história romântica sobre uma menina e seu rigoroso professor de piano. Nos volumes 4 e 6 há outros one-shots. 

  A edição da Panini é muito competente. Não sei como conseguiram refazer todas aquelas retículas e arte. A adaptação ficou muito boa, eu avalio como uma boa adaptação aquela que você consegue ler o mangá inteiro sem imaginar o que foi adaptado, e a adaptação de Rockin' Heaven foi assim, ficou natural e o texto está fluído, sem ruídos, logo foi uma adaptação muito boa.
  A capa merece comentários a parte, a brasileira ficou bem mais bonita que a original. Reconstruiram o fundo dela com cores parecidas, mas muito mais harmônicas que o origninal e o logo brasileiro está bem mais bonito que o japonês, a posição do logo está melhor na versão brasileira que não esconde mais parte da arte, como o japonês que cobria parte das costas, braço esquerdo e cabelo da Sawa. Não curti terem tirado o TEEN'S PREMIER LOVE BEAT (poderia ser traduzido como algo tipo ESTREIA DO PRIMEIRO AMOR ou literalmente como ESTREIA DA PRIMEIRA BATIDA(do coração) DE AMOR ADOLESCENTE).
A Panini usou a parte de trás das capas para colocar as imagens coloridas que vieram no verso e na orelha do mangá, pena que uma das imagens se perdeu e não foi publicada. Se a Panini usasse capas diferentes no verso nós poderiamos ter todas as imagens coloridas da versão tanko no mangá. A falta de um resumo no verso pode fazer um(a) comprador(a) eventual deixar de levar a obra, mas também evita que as pessoas que compram o mangá não o reconheçam graças aos jornaleiros que cismam de guardar mangás como se fossem revistas ocidentais.

O mangá já foi publicado na Alemanha pela Tokyopop e na Espanha, Itália e França pelo Planet Mangá, o que significa que este mangá deve ser um licenciamento mundial da Panini.

Eu recomendo Rockin' Heaven para todos aqueles que curtem um shoujo bonitinho, já vieram me dizer que é meloso demais, então se vocês não gostam de água-com-açúcar evitem, mas se o coração de vocês tem espaço para coisas fofinhas como Ultramaniac, Merupuri, Aishiteruze Baby esse é o seu mangá.

Título - Rockin' Heaven
Autora - Mayu Sakai
Gênero - Romance
Formato - 13,7 x 20cm, 204 Páginas
Duração - 8 Volumes (concluido)
Preço - R$9,90
Periodicidade - Bimestral (??)



17 comentários:

Rodrigo disse...

Da pra faser a resenha de homunculos?
parece ser legal.

lmalafaia disse...

Eu gostei de Rockin' Heaven. E eu ando notando que a Panini tem tendo alguns erros de digitação como "ESTAE ERRADO" e "CINDO", quando deveria ser "CINCO". Achei que a história teria um pouco mais de "violência", mas espero o volume 2.

Ariela disse...

Aiii, eu ameei esse mangá!
Ele é muito fof!
A Panini fez um ótimo trabalho com ele.
Na verdade, eu gostei tanto, que já li ele online, mas no scalation ainda está no volume 6 ¬¬'
Mas esse é um mangá que eu tenho que ter a coleção completa... Mas não é melosos não... Se você ver os outros volumes, a história não se foca só no romance deles.. Na verdade, eu até senti que faltou um pouco... Mas assim é bom.. Ía ficar enjoativo se fosse puro romance dos dois.

Kuroi disse...

Oi, Rodrigo, farei a resenha de Homunculus sim, mas terá que ficar para depois, meu objetivo agora é fazer resenha dos mangás que estão saindo, só poderei resenhar mangás mais antigos quando os lançamentos derem uma pausa.

Lucas, vou dar uma olhada para conferir isso, eu não notei mesmo.

Ariela, eu tbm amei o mangá, mas nem acho que ser "meloso" ou não desqualifique o mangá, acho que tudo depende do dia, as vezes a gente quer um romance mais levinho mesmo. Rockin' Heaven é uma delícia!

Ariela disse...

Quando der, faça a resenha de The Gentlemen's Alliance Cross.
Já li esse mangá inteiro na web, mas é legal ler as suas resenhas. Vou esperar por ela *-----*

Kuroi disse...

Pode deixar, Ariella, mas Hoshi wa Utau e Brave 10 estão na lista para sair resenha primeiro ^^.

Aliás, li o primeiro capítulo ontem e achei o traço da Arina Tanemura-Sensei perfeito, foi o traço mais lindo que eu já vi!

Ariela disse...

É lindo mesmo o traço da Arina.
Eu gostei tanto desse mangá *e do traço dela hihi* que até encomendei o Artbook de The Gentlemen's Alliance Cross que foi licenciado nos EUA *------*

Ris disse...

Quantos capítulos esse mangá possui?

Kuroi disse...

São 8 volumes, não sei o número de capítulos no total, mas tem 3 capítulso extras também.

Anônimo disse...

Ola...
Queria saber se esse mangá foi licenciado na web,pois na minha cidade é mio enrolado para chegar os mangás(até porque aó tem uma banca e meia duzia de otakus e otomes) isso virou um boato e eu só acho até o capitulo 18 no volume 5.Pode me ajudar??

TatianeFC disse...

Amei Rockin' Heaven, jah lançaram o volume 2, comprei esses dias, muuito bom, nao acho que seja muito meloso, alem de romance ele tem um pouco de comedia, sei lah mas tem momentos muito divertidos e engraçados.
Percebi um erro enquanto lia o post "eles roubam o sapato dela (lembrem-se que no Japão não se entra nos lugares com o sapato que se usa na rua)." Não acho que a Sawa nao estava usando os sapatos de couro por causa disso, talvez pq estavam na aula de Ed. Física, no volume 2 nos extras a autora Mayu Sakai mostra os uniformes deles explicando como eles o usam, e mostra que na ed fisica eles tem sapatos especificos para a aula, talvez seja por isso, e nas escolas eles ficam de sapatos, soh tiram quando entram nas casas, msm sendo onde vc mora. OK?! =P

Continuem lendo Rockin' Heaven é muito bom, principalmente que cada vez aparece um problema tipo agora que a yuri apareceu, sei que tem gente que jah leu ate o cinco pela net, mas eu nao gosto de baixar prefiro comprar assim vejo com mais detalhes XD pq no japao esta no volume 21 jah XP

OMG!!! estou louca para ler o volume 3!!! o.o

Kuroi disse...

O volume 3 está ótimo, já saiu na Fase 1, pode acreditar que foi o melhor volume até agora. Sobre o sapato, bem, é o sapato de couro que ela ganhou dos pais que os garotos atiram na piscina mesmo. Acho que a Sawa não se improtaria muito se fosse um sapato qualquer, mas como era dos pais ela comprou briga com os garotos.

nathalia disse...

ai gente quando vai sair o volume 3

Kuroi disse...

Na minha cidade o #03 já saiu (tá ótimo =]), o #04 já está quase saindo em São Paulo, está no checklist do mês passado e já saíram 8 mangás dessa lista, só faltam uns 4, mas só deve sair depois do carnaval. Enquanto isso, aguenta coração.

Anônimo disse...

Eu queria saber onde posso ver este manga online mas em portugues. obrigada a quem poder me ajudar.

Kuroi disse...

Acho difícil achar alguma coisa, o mangá mal teve scans em inglês. Boa sorte com a procura no Google.

LORENA disse...

Esse manga é Perfeito!!!
Ameei!
E o Ran é tão lindo!!!]
Pena que ele não existe!