sábado, 26 de setembro de 2009

[RESENHA] Otomen

Otomen o novo mangá da Panini conta a história de Asuka Masamune, um rapaz belo, alto e forte. Ele é o maioral na escola, o garoto mais popular entre as meninas e é capitão do clube de Kendo, chegou inclusive ao campeonato nacional. Tudo isso porque quando ele era criança sua mãe sempre o forçou a praticar artes marciais, pois quis que o filho fosse másculo devido a um incidente familiar.
Tudo seria perfeito não fosse uma coisa, Asuka Masamune adora coisas fofinhas, adora cozinhar, tricotar, costurar, ler mangás shoujo etc. Até o começo do mangá ele consegue esconder esses hábitos, mas algo muda tudo: Ryo Miyakozuka.

Ryo Miyakozuka é uma garota quase Tomboy, herdeira de um Dojo (escola de artes marciais), que adora filmes de porradaria e é filha de um policial durão. Vai ser muito difícil para ele esconder a verdade dela, já que os dois ficarão bastante... hmmm... digamos que chegados.
O título vem de um trocadilho com duas palavras: Otome (o feminino de otaku) + man (que no katakana seria escrito como men), ou seja: オトメン = オトメ + メン. Seria algo como uma Otome-homem, todo mundo na série chama o pobre Asuka de Otomen (até ele mesmo).

Como um(a) bom(a) Otome o Asuka lê revistas shoujo, no caso uma paródia da Bessatsu Hana to Yume, a ficcional Bessatsu Hana to Mame. O mangá favorito dele é o "Love Chick" (algo como "Mina Apaixonada") que é escrito por "Jewell Sachihana", na verdade "a autora" é o Juta Tachibana, que é amigo da dupla Asuka+Ryo e se inspirou nos dois para escrever o seu mangá, como o mangá está passando por um momento de crise ele passou a se meter no relacionamento deles para se inspirar.

O mangá é escrito por Aya Kanno e é publicado na Bessatsu Hana to Yume (Flores e sonhos mensal) desde 2006, até o momento tem 9 tankohons publicados indo razoavelmente bem nos rankings da Oricon e indo MUITO bem nos Estados Unidos aonde a série é um grande sucesso sempre emplacando altas posições no ranking de vendagem do New York Times durante algumas semanas.

Otomen ganhou um Dorama em 1º de Agosto deste ano, o ator Masaki Okada interpreta o Asuka Masamune e a atriz Kaho interpreta a Ryo, parece que a série está programada para ter 9 episódios.


Alguns comentários particulares:
1º - Otomen NÃO é um Yaoi, tampouco shonen-ai. O mangá apenas brinca com o fato de que por alguns garotos gostarem de "coisas de mulher", eles são considerados gays. Mas no caso nosso protagonista está longe disso, ele tem um par romântico e ao que tudo indica gosta dela.
2º - Reparem a capa com listras Vermelha, branca e azul(Japonesa), a Azul (americana) e a toda Rosa (Brasil). Apesar de ter aumentado exponencialmente a "meiguice" da capa eu particularmente achei a melhor de todas as capas, bonita e moderna (ou melhor, metrossexual xD).

Um comentário:

Carol disse...

Adorei a capa americana *-*