sexta-feira, 3 de julho de 2009

Turma da Mônica Jovem - review

Diferente do pessoal do orkut que sai atirando pedras em tudo que aparece pela frente sem dar uma chance (eu já fiz isso com Seton e me arrependi) às coisas novas, eu comprei a tão falada Turma da Mônica Jovem para ver como era.

A primeira saga, um arremedo de RPG era totalemente sem criatividade, sem-graça, se aproveitava de piadinhas bobas como: Antigamente eu não tomava banho mas agora eu tomo banho por causa das garotas e vivia se aproveitando de qualquer oportunidade existente para lembrar a antiga Turma da Mônica Jovem. Muito insegura, buscava apoio na publicação bem-sucedida a todos os momentos.

Algumas histórias que lembram vagamente o shoujo foram lançadas, a perspectiva era das garotas etc. Não posso dizer que foram boas, mas eram razoáveis. A tentativa foi boa, estava mais solto, mais indepente mas provavelmente deve ter sofrido muitas reclamações porque estava na ótica das garotas (eu reparei isso na comunidade do orkut).
Disso tudo veio a saga Brilho de um pulsar, essa sim me surpreendeu. Não foi escrita pelo Maurício de Sousa, mas sim pelo roteirista Marcelo Cassaro e inspirações a parte em seu antigo trabalho Holy Avenger a saga do Pulsar se saiu muito bem, digamos que foi um pouco curta demais mas mesmo assim quase não deu para sentir. Foi o momento de brilho em Turma da Mõnica Jovem.

Turma da Mônica Jovem foi a tentativa frustrada do Maurício de Sousa atingir ao público adolescente, disse ele que queria pegar o público que larga a Turma da Mônica na pré-adolescência e que volta acompanhar a Mônica quando tem seus próprios filhos. Mas infelizmente nada mudou, só a fachada (feia) é de adolescente.

As histórias são bobas, soltas, não tem compromisso nem objetivo. As vendas estão altas, houve muito estardalhaço da mídia então porque não voltar a antiga fórmula de quadrinhos da Mônica? Pois foi isso que aconteceu. As mesmas histórias da turminha só que com o aspecto de adolescente. Quem lê isso? O mesmo público da Turma da Mônica que ainda está empolgado com o fato da turminha ter crescido e aqueles adolescentes mais atrasados, que ainda não perceberam que estão mudando, que ainda teimam em querer ser crianças. Os adolescentes mais lerdos e as criancinhas que lêem a turminha são o público atual. Os adolescentes de verdade? Elees riem da TMJ e dizem que é bobeira de criança, idiotice.


Infelizmente a TMJ subestima a inteligência e o raciocínio do leitor adolescente, as histórias são superficiais demais. Se a Mônica e o Cebolinha não se beijam como alguém vai tratar dos problemas reais dos adolescentes brasileiros? Como vão atingir os adolescentes de verdade?


O que preocupa o adolescente brasileiro hoje em dia? Sexo, mas se for tratar de sexo os pais que compram a TMJ para seus filhotes de 6-8 vão reclamar. Que outro assunto temos? Drogas, alguém aqui acha que a Turma da Mônica Jovem vai falar de drogas? Eu tenho certeza que não. E bullying? Bastante improvável. Dinheiro? A turminha falava disso, mas a TMJ só tem filhinhos de papai, ninguém lá precisa se preocupar com dinheiro a Mônica só precisa sacar o cartão do Maurício (personagem) e ir torrar no Shopping, com direito a algumas poucas reclamações da Dona Luíza. Aborto, AIDS, Preconceito, Cleptomania, Anorexia, Balada, Anabolizantes, Bulimia, Doença e Morte não existem nesse universo.

Acho que o grande problema da TMJ é a superficialidade. Não tem como atingir o público de 6-9 anos e o de 13-20 anos com a mesma história tratando algum tema com profundidade e respeito ao leitor mais velho. A tristeza da TMJ é que poderia ser alguma coisa boa mas virou apenas mais uma linha de revistas mensal com o mesmo conteúdo de sempre, TMJ é como Zorra Total, piada velha requentada.

Vou aguardar a edição 12 e se não melhorar eu desisto de uma vez por todas da TMJ. Gostar de algo não é só elogiar, é saber fazer críticas construtivas na hora certa também. O Maurício de Sousa com certeza não precisa do meu dinheiro, ainda mais agora que ele descobriu uma nova linha de produto para o público infantil, o pseudo-mangá.
P.s. Quem diz que TMJ é igual a Malhação em quadrinhos só pode estar de piada. Na época que eu via Malhação, uns 8-10 anos atrás as histórias não eram tão bobas muito menos careciam de conteúdo, se tratava de AIDS, gravidez na adolescência, sexo, preconceito etc.

Nenhum comentário: